sábado, 1 de maio de 2010

Sabor açaí

Aqui em Belém, há uma fruta que faz parte da nossa cultura,da nossa mesa e que alimenta até mesmo nossa alma,estou falando do açaí. É colocar uma tijela com açaí pra um "caboquinho" pra ver o sorriso se abrir. Quando criança,lembro de tomar tanto açaí e ter que quase sempre passar horas no banheiro,pois colocava tanta farinha(de mandioca) que o resultado depois eu já conhecia. Mesmo assim sempre fazia tudo de novo, e haja farinha no açaí,e haja horas e horas suadas no banheiro.
Iamos sempre pra Vigia (interior de Belém) e lá certa vez pude acompanhar todo o processo artesanal, o ritual do preparo daquilo que enche nossos olhos antes de encher nossas barrigas. Os homens "calçavam" a peconha (artefato feito com a folha do açaizeiro jovem) e subiam até o alto da árvore,onde lá ficavam os cachos de açaí,já bem maduros,prontos para serem apanhados. Quando os cachos iam chegando as mulheres e crianças retiravam o caroço e os colocavam numa bacia, onde se jogava água morna pra amolecer o fruto. Eu era só felicidades naquele dia,e tudo ficou fotografado em minha memória.
Depois do fruto amolecido, ele era colocado em um pilao onde eu tive a alegria de com minha pouca força braçal ,pilar o açaí, depois disso o açaí era posto em uma grande escumadeira feita também de material artezanal, ali o açaí era finalmente coado. Depois de todo o trabalho realizado, o açaí era dividido e cada um levava o seu pra casa,pra ser tomado com farinha de mandioca, ou com farinha de tapioca e no meu caso com um pouco de açucar e era acompanhado também com camarao ou peixe frito. Acho que pra eles era mais um dia de trabalho pra ter o que comer, mas pra mim foi um dia muito lucrativo,pois enchi a pança de açaí fresquinho e até hoje aquele dia me enche a alma também.
Acho que agora o processo mudou um pouco, pois naquela época nao havia energia elétrica por lá,  agora eles devem contar com a ajuda da máquina de bater açaí, o que nao deixa de tornar o fruto menos apreciado por mim, e por todos os paraenses.

Nilson Chaves foi muito agraciado quando nos presenteou com uma bela música que conta sobre o nosso sentimento por esse fruto.



Artista: Nilson Chaves
Titulo da Música :
Sabor Açaí
E prá que tu foi plantado
E prá que tu foi plantada
Prá invadir a nossa mesa
E abastar a nossa casa...

Teu destino foi traçado
Pelas mãos da  mãe do mato
Mãos prendadas de uma deusa
Mãos de toque abençoado...

És a planta que alimenta
A paixão do nosso povo
Macho fêmea das touceiras
Onde Oxossi faz seu posto...

A mais magra das palmeiras
Mas  mulher do sangue grosso
E homem do sangue vasto
Tu te entrega até o caroço...

E tua fruta vai rolando
Para os nossos alguidares
Tu te entregas ao sacrifício
Fruta santa, fruta mártir
Tens o dom de seres muito
Onde muitos não têm nada
Uns te chamam açaizeiro
Outros te chamam juçara...

Põe tapioca
Põe farinha d'água
Põe açúcar
Não põe nada
Come e bebe como um suco
Eu sou muito
Mais que um fruto
Sou sabor marajoara
Sou sabor marajoara
Sou sabor...(2x)

Põe tapioca
Põe farinha d'água...(9x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado ao comentar. Não haverá tolerância pra comentários machistas, racistas e homofóbicos.