sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vó Jacira

Minha avó materna se chama Jacira. Adulterou a certidão de nascimento para poder casar. Casou com Henrique Pires, teve 11 filhos (dois já falecidos). Minha avó tem Alzheimer, começou esquecendo o nome dos objetos e depois o nome dos filhos. Triste mesmo foi quando vovó passou a não reconhecer alguns dos filhos e começou a despreza-los, enxotando de sua casa e de baixo de sua asa, vovó também começou a bater, quando   tentavam leva-la para onde ela precisava ir, e ela não queria ir, ela batia, todos apanharam e a pancada que recebiam feria-lhes a alma.
Já tem mais de uma semana que vovó não come e nem bebe nada, já tomou soro no hospital, mas mais nada pode ser feito, e é ai que as forças dos filhos vão e vem. Ela completou no ultimo dia 18, 86 anos.
Completamente debilitada e com momentos de pequenas agonias minha avó espera pela morte. Cabe aos filhos ficarem ao seu lado 24 horas por dia, entre chás de camomila e melissa, lenços nas mãos e no caso de minha mãe, minha tia Luci e tia Maria, precisam também de remédios para controlar a pressão. Todos fazem carinhos e estão dispostos a ela, mas é tão difícil ver tudo isso, olhar a agonia de quem amamos. A nossa casa tem cheiro  de lágrimas e gosto de tristeza. Quando a minha vó for embora, vai ficar cheiro e gosto de saudade.

Um comentário:

  1. Mi, não posso dizer que sei como você se sente... seria hipocrisia de minha parte, mas consigo entender que de todo o amor que temos, metade são nossas avós que nos dão..
    Se sua avó Jacira vai partir, ir embora, tenho certeza que olhará pra vocês todos de onde estiver...
    A partida será dificil de aceitar, pois elas nos carregam no colo durante a vida e nos dão a mão em todos os momentos, e em muitas ocasiões nossa vida depende do encanto delas...
    O apego não vai querer ir embora, afinal, não aprendemos um jeito de estar sem elas...
    Mas tenho certeza que Papai do céu, limpará tudo, para sua chegada...
    O fardo pesado que agora ela leva, desaguará na força que tem... e seu lar será no reino divino, limpinho e cheirando alecrim....

    bjs

    ResponderExcluir

Cuidado ao comentar. Não haverá tolerância pra comentários machistas, racistas e homofóbicos.